Eu vou tomar muito hate por dizer isso, mas eu vou dizer..
Pare de ficar obcecado com Mini site.
E só para deixar claro, por um minisite eu quero dizer um site que “revisa” produtos (geralmente produtos que você nunca usou o que deixa tudo com um ar muito falso) com seus links de afiliado espalhados por todo o conteúdo esperando que as pessoas cliquem nos seus links para comprá-lo e você finalmente ganhar uma comissão.
Sério! Você não vai ganhar a vida com isso, principalmente se você for um novato
Se você deseja construir um negócio sustentável, confiável e de longo prazo, iniciar um minisite que faz reviews de produtos que dependa exclusivamente de comissões das plataformas é o PIOR conselho que qualquer um poderia te dar.
Minisites não são tão bem vistos pelo Google, na verdade na atualização de agosto muitos deles caíram drasticamente de posição, ou acabaram sendo penalizados.
Se fosse o seu site, você gostaria de passar todos os momentos do seu dia se preocupando com a perda de sua renda se o Google te penalizar? ou se o produto for removido da plataforma?
Você chamaria isso de um modelo de negócios confiável e de longo prazo que pode crescer nos próximos anos?Este é um exemplo que você deve imitar?Você deveria chamar isso de negócio?
Na verdade não.
Empresas de sucesso são construídas em bases sólidas que permitem que elas cresçam com o tempo sem o risco de sair do negócio em um piscar de olhos. Empresas on-line não são diferentes.
Sério, eu quero que você ganhe dinheiro real, não apenas sonhe com isso ou discuta isso em fóruns e grupos do Facebook.
E ainda por cima, quero que você construa algo de que tenha orgulho e faça a diferença no mundo com um negócio genuíno de solução de problemas que torna a vida das pessoas melhor, não apenas os induz a comprar produtos com as suas “avaliações” porque você nunca usou nenhum deles.
Curioso sobre minhas razões e o que eu sugiro em vez disso? Continue lendo…
Conteúdo do Artigo
1) Você Não Tem Controle Algum Sobre um Minisite
Não importa o tamanho da sua empresa, você sempre estará morando em terra alugada se ela for completamente dependente de outra pessoa. Ela pode ser derrubada com uma única alteração de algoritmo ou uma atualização de política.
Esse é um dos principais problemas de se construir um minisite sobre um produto.
O único propósito de um minisite é gerar tráfego e vendas em cima de um produto especifico. Como resultado, seu design, conteúdo e fontes de tráfego são desenvolvidos, tendo em mente o público que compraria esse produto.
Mas e se o produtor cancelar a venda do produto?
Exclui-lo da plataforma?
Ou reduzir sua taxa de comissão?
Todo o modelo de minisite envolve tantas variáveis que nem é certo chamá-lo de modelo de negócios.Como um iniciante, investir tanto tempo e esforço na construção de algo tão pouco confiável é tolice, para dizer o mínimo.
Se você investir o mesmo tempo e esforço em um site mais sustentável, poderá construir algo de longo prazo, em vez de ter que começar do zero quando o inevitável acontecer e o tráfego e o ranking caírem dependendo da vontade do Google ou o produtor reduzir sua taxa de comissão.
O que me leva ao próximo ponto
2) Minisites Raramente Fornecem Valor ao Usuário
Sejamos honestos.
Quantos minisites que fazem review de produtos você viu que realmente se concentram em ajudar as pessoas a comprar os produtos certos que atendem às suas necessidades?
Quantos deles recomendam produtos baseados em experiências pessoais e testes ?
Claro que existem sites de review de alta qualidade, vários canais no Youtube o fazem e ganham milhares de dólares em visualizações apenas publicando as análises de produtos.
Mas você viu o conteúdo deles e o processo que eles seguem para criar essas resenhas?
Ao contrário dos minisites, as reviews publicadas em canais como o Eu Testei por exemplo, são feitas após testes feitos pela dono canal.
Os produtos são testados pessoalmente em vídeo e normalmente uma análise completa é fornecida ao usuário.
Você acha que pode competir com eles? A maioria dos minisites nem se incomoda em criar conteúdo original, você sabe muito bem disso.
Recentemente, eu pesquisei + de 30 minisites para um projeto e descobri que apenas um punhado fornecia qualquer valor real a seus leitores.A maioria deles eram apenas sites de venda com foco em comissão, publicando conteúdo que não fazia sentido,isso quando tinha algum conteúdo.
Você vai encontrar centenas deles por aí, porque é o que a maioria dos iniciantes fazem. empresas de sucesso ganham dinheiro oferecendo valor aos seus clientes. Se o seu não fornece, você não ficará no mercado por muito tempo.
Se você quer ajudar as pessoas e ganhar dinheiro de forma honesta, é difícil fazer isso criando um minisite revisando produtos que nunca usou.
3) O Tipo de Comissionamento Pode te Atrapalhar
95% das pessoas que vão visitar seu minisite não vão comprar de primeira. Mesmo com todo o seu trabalho árduo na criação de conteúdo, geração de tráfego e envio de visitantes do seu site, ele pode não comprar de primeira, bem como pode decidir comprar meses depois através do link de outro afiliado e como o comissionamento do último clique é padrão em quase todas as plataformas….
Qualquer produto indicado por você normalmente tem duração de cookie de 60 dias e comissionamento pelo ultimo clique. Se por algum motivo a pessoa que você levou ate a página do produtor, comprar outro dia e clicar em outro link de afiliado a comissão não vai para você.
Minisite não é uma opção de longo prazo viável o que me leva ao próximo ponto
4) Não é um Modelo de Longo Prazo
A miopia é um dos erros mais comuns dos iniciantes .
Eles são atraídos por métodos rápidos e fáceis de ganhar dinheiro em vez de negócios de longo prazo. Minisite não oferece nenhum dos dois, mas a maioria dos iniciantes começa desse jeito por que algum “especialista” disse
No entanto, muitos desses “especialistas” ganham dinheiro vendendo para você essas técnicas, eles mesmo não constroem minisites.
Então, por que você está ouvindo esses “especialistas”?
De todos os super afiliados, profissionais de marketing de alto nível e especialistas que conheço, poucos executam essa estratégia de criar um minisite.
Como eu disse anteriormente, esse tipo de site depende de tantas variáveis externas que é burrice depender apenas dela como um método de monetização.
Por exemplo, você não tem para onde fugir se:
- O Produto for retirado da plataforma
- Sua classificação para a principal palavra-chave cai ( ou nem chega a subir na maioria dos casos)
- A demanda pelo produto diminui
- As Pessoas levam mais de 2 meses para comprar
- Sua comissão é reduzida
- Você percebe que o produto nem era tão bom assim.
Além disso, como a maioria desses minisites nunca se preocupou em criar sua base de assinantes de e-mail, é muito difícil obter clientes fiéis.
Há uma razão pela qual a maioria dos domínios de correspondência exata levam a sites que não existem mais.
Mesmo os especialistas em blogs de nicho não estão imunes a isso. O Spencer Haws dono do Blog NichePursuits teve muitos dos seus sites nicho derrubados por uma penalidade do Google. Perdeu metade da renda do dia para noite.
Se os especialistas do mercado não estão imunes a isso, o que faz você pensar que estará?
Todos esses sites duram alguns meses ou alguns anos na melhor das hipóteses (isso é raro!) Antes de serem atingidos por uma penalidade do Google, parar de classificar ou serem abandonados porque não estão rendendo dinheiro suficiente para valer a pena continuar .
5) Você é Totalmente Dependente do Tráfego Vindo da Pesquisa
Eu não tenho as estatísticas exatas, mas entre todos os minisites que já vi a venda nos grupos e dúzias de outros que encontrei durante a pesquisa para um projeto , dificilmente menos de 5% estava ativamente construindo listas de e-mail ou expandindo suas redes sociais .
A esmagadora maioria dependia completamente do tráfego orgânico da Pesquisa do Google.Isso em si é uma estratégia desastrosa para qualquer negócio.
Por quê?
Além da primeira página, não importa onde você esteja, dificilmente você obterá tráfego para seu site.
Eu amo essa citação do Brian Clark
“O melhor lugar para esconder um cadáver é a página 2 dos resultados da Pesquisa Google”
Portanto, abra os olhos para outras fontes de tráfego gratuitas, como e-mail marketing, redes sociais, blogs , etc., ou use seletivamente fontes de tráfego pago, como o Facebook Ads .
Chegar à primeira página de qualquer palavra-chave de alto tráfego é difícil. Chegar ao top 3 é ainda mais difícil.
Mas ficar lá por muito tempo é quase impossível.Mesmo que não seja, nenhum negócio inteligente depende de apenas uma fonte de tráfego. Porém a maioria dos Minisites o fazem, colocando-os em grande risco.
E como você planeja classificar seu site quando ninguém vai linkar pro seu conteúdo?
O que me leva ao ponto 6 …
6) Minisites Raramente Ganham Backlinks Naturais
É compreensível que a maioria dos blogs de autoridade não permitam links para esses minisites, porque eles são em grande parte irrelevantes e não têm conteúdo de qualidade.
Construir ou ganhar backlinks naturais é muito difícil para minisites, porque a maioria deles não publica nada além de análises de produtos. Portanto, não faz sentido que blogs de alta autoridade se conectem a eles.
Como resultado, a maioria desses minisites se volta para estratégias mais arriscadas como links de PBNs, de propriedades próprias como uma Web 2.0, ou pagando quantias altas para backlinks de PBN de qualidade que podem custar ate 200 reais um único link e de DA médio. ( é preciso bem mais que um link para ranquear no Google).
Se você está fazendo isso, o Google vai te pegar mais cedo ou mais tarde.
7) As Politicas do Google São Complexas e Mudam com Freqüência
Como se sentiria sendo banido do Google e sua única fonte de renda indo pro espaço? Espero que não aconteça com você, mas já aconteceu com milhares de pessoas ao redor do mundo.
Por quê? Porque eles de alguma forma violaram os termos e condições.
Minisites quebram muitas regras do Google, claro que se você não deixar rastros pode levar um tempo ate ser encontrado, porém faz anos que a pergunta já deixou de ser “se eu vou ser penalizado” para quando eu serei penalizado, acredite ele sempre te acha.
8) Você Não Promove com E-mail Marketing
Assinantes de e-mail são a fonte número um de receita recorrente para a maioria dos negócios online.
Somente nos EUA, mais de 66% dos consumidores on-line (15 anos ou mais) fizeram uma compra nos últimos 12 meses devido a um serviço de divulgação via e-mail marketing.
Mas a maioria dos minisites não faz isso. E porque fariam? afinal todas as informações sobre o produto já estão ali e levando em conta que 95% das pessoas que te visitam pela primeira vez não vão comprar, principalmente on-line, onde todos são naturalmente céticos e não confiam em estranhos,você acaba perdendo vendas potenciais todos os dias.
Nem precisa acreditar só em mim , a ConectLife fez uma pesquisa com mais de 60 mil brasileiros e 74% deles fazem pesquisa em outros canais antes de decidir comprar um determinado produto.
Pessoas que você acompanha tem 20% de chance de comprar de você, isso com você expondo elas diariamente as suas ofertas e enviando conteúdo de valor.
Agora que você sabe o que está fazendo errado, aqui está como fazer as coisas corretamente …
Pense em Construir Algo de Longo Prazo e Que Solucione Problemas!
Veja como você pode fazer isso, não importa em que estágio da sua evolução no marketing online você esteja.
Identifique um Nicho Que Você Goste
“Venda uma boa noite de sono, não o colchão”
Não me lembro onde li isso, mas atinge o alvo no que diz respeito à sua filosofia de negócios.Todo negócio de sucesso é baseado em um problema bem definido.Você ganha dinheiro resolvendo esse problema.
Inicie um blog, um site, um ecommerce (ou qualquer outra plataforma) depois de identificar os principais problemas do seu nicho.
Seu trabalho é criar um público-alvo em torno desse problema e, quando você tiver pessoas suficientes para segmentar, promover produtos que resolvam esse problema.
É assim que você ganha dinheiro do jeito certo.É quando as pessoas não apenas compram de você, mas também agradecem por enviar os produtos certos.
Resolva Problemas Com Conteúdo
Desenvolver um negócio online requer paciência (MUITA)…
Antes que você possa começar a ganhar dinheiro, você precisa ganhar a confiança do seu público-alvo e tornar-se seu especialista em nicho.A publicação de conteúdo útil, preciso e altamente acionável é uma das melhores maneiras de fazer isso .
Encontre as perguntas mais comuns do seu público e responda-as uma a uma em suas postagens no blog.Não publique conteúdo apenas para o tráfego de pesquisa.
Construa sua Base de Assinantes
Quase todos os minisites convencionais ignoram a criação da lista de e-mail porque seu único foco é aumentar o tráfego orgânico.
Se você não está construindo uma base de assinantes de e-mail, não está criando uma empresa.
É simples assim.
As empresas de sucesso são construídas com base em clientes fiéis que não apenas compram de você com frequência, mas também trazem referências e espalham a palavra sobre você.
Você não pode ter esses clientes se estiver concentrado apenas no tráfego de pesquisa que visita seu site uma vez e nunca mais volta.
Reduza sua Dependência do Google
Por que uma pessoa sensata construiria um negócio on-line que seja COMPLETAMENTE dependente do tráfego do Google? Não estou negando a importância da Pesquisa do Google, mas você precisa diversificar suas origens de tráfego para reduzir sua dependência do Big G.
O Just Real Moms é um exemplo perfeito disso, mais de 70% do trafego vem do Pinterest e Instagram
Mesmo que o Google penalize esse site e retire-o da SERPS, isso não causará um impacto enorme no desempenho geral. É assim que os profissionais de marketing inteligentes trabalham.
O Google é uma ótima fonte de tráfego quando está funcionando.Use-o para criar os recursos da sua marca (lista de e-mail, perfis de mídia social) enquanto o tráfego ainda está fluindo.
Diversifique sua Renda com Vários Meios de Monetização
Quando você cria um minisite específico de um produto que publica apenas reviews e análises, suas perspectivas de crescimento são bastante limitadas.
Mas quando você cria um site em torno de problemas bem definidos, e publica conteúdo útil que responda às perguntas do seu público, existem maneiras ilimitadas de ganhar dinheiro.
Você não precisa se limitar apenas à plataformas de infoprodutos, existem dezenas de outras redes de afiliados e métodos de monetização.
Receitas de Minuto, mostra bem isso. Esse blog compartilha receitas rápidas e possui aproximadamente 400K de tráfego mensal com trafego dividido entre Google, Youtube, Pinterest, Whatsapp e Facebook. As formas de monetização giram em torno de:
- Adsense
- Visualização de Vídeos do Youtube
- Aluguel de espaço no Blog
- Venda de Produtos da criadora
Se vendesse infoprodutos também poderia e se caso perdesse isso, ela tem diversas outras maneiras de monetizar o blog. É assim que você deve pensar em construir sua audiência.
Pronto Para Construir Seu Negócio do Jeito Certo?
Minisites não é um dos modelos de monetização dos mais confiáveis espero ter deixado isso claro.
Há coisas maiores e melhores que você pode criar. Portanto, escreva uma review de produto como apenas um dos muitos outros métodos de monetização que você pode aplicar depois de criar um site que soluciona um problema e responde às perguntas mais urgentes do público.
Esse é o único caminho para um negócio online sustentável e de longo prazo. Estou ansiosa para ouvir seus pensamentos nos comentários.
Ola tudo bem?
Gostaria de sabe quando você publicou esse artigo. Estou iniciando nesse negócio de marketing digital e depois de muita pesquisa cheguei a mesma conclusão que você. A maioria daqueles que apoiam essa idéia de mini-sites, na verdade estão vendendo curso de mini-sites. Mas poucos revelam a verdade, e ainda assim sem uma analise completa da situação. Muito obrigado por compartilhar. Achei que só eu pensava assim.
Olá Isaac, esse artigo foi publicado em 2019. E é verdade, começar por mini-sites não é o melhor caminho, na maioria dos casos.
Obrigado pelo comentário.
somente lendo esse post sobre mini site já vi toda sua filosofia posta em prática, o que tenho a acrescentar é parabéns e muito obrigado
Obrigado, Geraldo!
Excelente artigo. Penso o mesmo temos vários sites mixurucas, mau feitos , horríveis que não passam confiança nenhuma para vender algo. Sinceramente não sei como alguém compra.. Há público pra tudo na internet, pra mimi é um modelo meio chucro de se vender algo.
Olá Walter. Obrigado pelo comentário.
Olá, isso aconteceu comigo, cheguei com um pensamento no mundo de afiliado e tive a certeza que fui levado a um beco sem saída, mas observando todas as situações e mantendo o desejo de trabalhar pela internet revisei os planos e decide fazer a base para poder ter resultados, não é fácil estou no começo de tudo mas vai dar certo se Deus quiser, e confirmo sua idéia, muito obrigado pela dica.
Valeu
Olá Thiago. Isso mesmo, trabalhe com consistência e o resultado chegará.
Olá, tudo bem? Vi aqui que esse artigo é de 2019, mas me caiu muito bem ao ler agora em julho de 2020. Falo isso porque eu comprei um domínio para trabalhar o nicho adulto criando um mini site. Mas, não iria fazer esses reviwes que andam fazendo por ai. Seu artigo me ajudou a refletir um pouco umas coisas.
Eu realmente iria fazer no máximo de 3 a 4 páginas.
Mas….
Eu estou com algumas dúvidas. Você pode me responder? Esse nicho escolhido, eu não tenho afinidade, porém, já li tanto sobre o mesmo, que consigo criar alguns poucos conteúdos para o blog hehehe.
Lembrando que eu sou mulher, e vou falar do nicho adulto. Devo mesmo criar ARTIGOS para esse blog, e não fazer dele um mini site como é a minha pretensão?
Contratei domínio e hospedagem por um ano.
Pois já pesquisei muito os problemas desse nicho que escolhi, mas não tenho a competência (eu acho) de fazer vários e vários artigos nesse blog/site. Agora estou com muita dúvida.
O que você me recomendaria fazer? Espero que possa me auxiliar. E obrigada por escrever esse artigo.
Fico no aguardo.
Gratidão.
Olá Marli, como vai?
Desculpe a demora em responder seu comentário, mas ainda espero que seja ainda em tempo. Eu sinceramente acredito que o nicho adulto é um dos piores para um afiliado iniciante começar. É um nicho muito concorrido onde fazem de tudo para ranquear, incluindo muito SEO negativo para derrubar os concorrentes. Além de ser um nicho que é muito usado como fonte de spam, você já começa com uma chance maior de penalização. Minha recomendação é que você comece em nichos menos concorridos. Um afiliado iniciante até poderia ter sucesso começando nesse nicho, mas é pouco provável. Já que vai demandar muito trabalho duro, vai custar mais caro, vai demorar mais a ter resultado e, dos que ainda assim tentam nesse nicho, a maioria fica desmotivada e desiste no meio do caminho.
Obrigado pelo seu comentário!
Olá!
Gostei do artigo! O mini site deve ser encarado como uma ferramenta final da intenção: vender, não a principal. Talvez aí está o erro da maioria. Antes da venda eu disponibilizo conteúdo grátis, nem falo em vender. Com isso consigo tráfego, aí sim vem uma venda com produto acessível, dentro desse produto um outro e assim por diante. Pelo menos para mim funciona, no começo é trabalhoso, mas é o que faço.
Muito bom Renato, esse é o caminho mesmo!
Olá amigo,me chamo João Paulo tudo bem, estava pensando em comprar o curso mini-site ninja, por achar que é uma ótima estratégia, na sua opinião você acha o mini-site uma estratégia viável para ganhar dinheiro como afiliado, se aliada com email-marketing será que funciona bem. Valeu!!
João Paulo, muito obrigado pelo comentário.
Eu acredito que minisite pode sim ser uma estratégia viável usando tráfego pago e e-mail marketing, afiliados experientes conseguem margem de lucro aplicando essa estratégia, mas acredite em mim: isso é um jogo avançado. Você precisa ser muito bom em copywriting e em gestão de tráfego pra fazer dar certo.
Excelente artigo, muito obrigado por compartilhar o conhecimento.
Tenho uma dúvida: sinceramente os blogs são viáveis em 2020/21 para quem não possui canal no youtube?
Estava pensando em criar um blog tendo como fonte de tráfego anuncios no facebook e criar lista de e-mail, mas será se é viável para iniciante na “era dos videos de youtube”?
Muito obrigado!
Olá Marcelo, obrigado pelo comentário.
É viável sim, você precisa trabalhar de forma bem no SEO para conseguir tráfego qualificado. Com certeza agregar YouTube vai te dar resultados muito melhores, mas eu tenho blogs que me geram de 2 a 5 mil por mês sem um real com anúncios, somente com estratégias de SEO bem executadas.